Pesquisar este blog

sábado, 11 de abril de 2009

Escrever em blog

Escrever é fácil! Escrever para publicar em blog é mais fácil ainda! Na verdade, é uma delícia e estou fazendo isto pela primeira vez agora, neste exatíssimo momento, 00:59 minutos do dia 10 de abril de 2009. Não terá concurso, nem banca examinadora, não precisa pensar em nada profundo, mas se quiser pode. Pode tentar escrever que nem Hermann Hesse, Homero (hehe), pode fazer neologismos, pode até tentar ser um Pamuk...vale tudo. Absolutamente nada é proibido, pode usar o blog para se fazer sério, se preocupar com o Brasil, com o mundo mesmo, Estados Unidos, crise, Satiagraha e outras tagarelices efêmeras, pode meter pau na aleatoriedade, etc...Simplesmente, não importa! É maravilhoso! E só agora, mais de 6 meses com um blog foi cair a minha ficha, acho que só agora minha mente estava livre para isso. Todos os textos que anexei até então foram arroubos despretensiosos e auto-terapêuticos, porém ainda mais auto-terapêutico é deixá-los online para qualquer pessoa. Escrever para ser lido é um alívio e o blog um marco histórico.
Ainda tenho uns textos para anexar, uma historinha meio mal humorada, porém divertida, que vou colocar para ficar de consciência limpa (Dr.Jekill na classe média) e outras mais curtas que me deram igual bem-estar. De resto irei tentar escrever em blog da maneira mais livre e prazerosa o possível, elogiando, xingando, e talvez ele será um exercício contínuo da escrita, um alívio, um contato próximo com pessoas amadas distantes, um convite a fazer novos amigos.
Pelo que entendi uma das coisas mais importantes em blog é uma escrita mais rápida, quero dizer, escrever menos, então os meus textos maiores fogem um pouco a esta regra, se é que podemos assim chamar uma práxis. Outra coisa normal dos blogueiros é a especialização temática, coisa que tentarei evitar. Pelo menos aqui EU mesmo serei o tema a ser especializado, com todas as bobagens preconceituosas, lógica retorcida e certamente alguns acertos. Talvez uma boa opção seja, pelo menos penso isso agora, ficar num meio termo entre o mundo público chatinho da maioria, que mal consegue escrever e luta com o português cada vez que tenta deixar um depoimento no Orkut e o mundo dos colunistas oficiais, que escrevem metodicamente e vivem disso. Entre estes dois mundos acho que existe um vácuo confortável, onde posso ficar bem à vontade e por aí que irei, até mudar de idéia. Pois, como quero crer, blogar não tem regras! Resumindo, é um ótimo lazer para gente que pôde estudar de verdade (me refiro a acabar a faculdade, fazer mestrado e ainda ter expectativas com doutorado) e tem algum tempo de sobra como eu, como também são ótimas as revistas especializadas em fofoca e novelas para as pessoas com ensino fundamental e as revistas pseudo-científicas e livros de auto-ajuda para as pessoas com o pezinho num desses cursinhos de terceiro grau de 200 reais.
Volto a frisar que escrever é muito bom! Organiza as idéias e pode servir como memorial no futuro. É muito gostoso achar um velho diário, ler umas cartas de 10 anos atrás, talvez até mais legal que ver fotos antigas. Espero reler estas linhas quando ficar velho e me divertir... se chegar lá. E quero reler um estilo livre, um molho sangrento à cabidela de Thoreau, Hugo, Hesse, Debussy, Mozart, Bach, Redon, Hopper, Fantin-Latour, Pixinguinha, Villa-Lobos, Parker & Gillespie, Kubrick, Dawkins..... Antes de terminar, pensei numa outra coisa sobre o que não serei neste blog Sonho de uma Flauta.... tentarei não me poupar como se poupam os colunistas intelectuais (e são mesmo intelectuais) que são fantásticos e astutos, são críticos de cinema, de música, analistas de economia, colunistas sociais (estes bem menos intelectuais), são incríveis e fazem sair leite de pedra, porém se poupam sempre (talvez se poupam tanto que não fazem mais nada além de escrever suas colunas). Meus esforços irão ao sentido da sinceridade, senão como chegarei a me comunicar com minhas pessoas amadas? Para tanto nem eu serei poupado.

Leandro Gaertner
Recife, 10 de abril de 2009.

3 comentários:

Anônimo disse...

Que paz este teu texto me passou... como sempre escreves com o coração e com a emoção. Escreve sim, sempre sempre.É bom ler, é quase ouvi-lo falar. Achaste o caminho neste blog...nós vamos ficar aqui, sempre lendo, é o que nos resta, ainda bem!!!!

Anônimo disse...

Também tenho um blog, na verdade tenho um tumblr... vagando pela internet achei teu blog e gostei. especialmente quando falas que tentarás escrever sem se poupar. No meu Breviaire em Paris tento escrever sem me poupar... alguns post são auto-terapêuticos, outros fatos prosaicos do cotidiano... Enfim, escrever é bom e a mim muitas vezes ajuda a encarar com mais leveza as angústias da vida.

~leandro gaertner~ disse...

me passa teu link?