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segunda-feira, 21 de maio de 2012

ementa do curso técnico ~ história da música



história da música
curso técnico* - 4 semestres 




Objetivo Geral do Curso:
Estimular a escuta, o diálogo e a construção de saberes sobre a música de diferentes períodos e de diferentes culturas da história da humanidade, da pré-história à contemporaneidade, visando à formação profissional de músico e de educador musical.

Objetivos Específicos do Curso:
Dialogar com os estudantes a escuta musical, nossos saberes, nossa memória sonora e musical, nosso contexto histórico e cultural. Dialogar com os estudantes nosso presente histórico e o nosso olhar para outros momentos da história como uma construção em transformação (a História e a historiografia). Contextualizar os eventos da história da música na história geral. Apresentar os principais períodos (conceitos históricos), estilos e compositores do cânone clássico da história da música e estimular a pesquisa de novas possibilidades de construção histórica. Dialogar a relação entre os períodos históricos, a continuidade, a tradição, a ruptura, o novo. Dialogar com os estudantes o conhecimento histórico na educação musical (na docência e na pesquisa) e na interpretação musical. Desenvolver junto aos estudantes as competências para mediar conhecimento no espaço discursivo da sala de aula ou de outros contextos educacionais. Dialogar com os estudantes maneiras de apresentar a música nas escolas e em outros contextos educacionais como arte poética, de expressão e transformação individual e coletiva.

Procedimentos Metodológicos
Os encontros serão semanais, com momentos de escuta musical, apresentação de conteúdo, debate e mediação de conhecimentos entre estudantes e professor. Os conteúdos serão apresentados com auxílio de mídias diversas além de eventuais participações de músicos convidados. A participação dos estudantes através de debates, questionamentos e outras contribuições durante os encontros será fundamental para a troca e construção de conhecimentos.
Os encontros terão como eixo central a discussão entre a música de diferentes épocas e culturas e como este conhecimento pode ser apresentado de maneira poética, expressiva e transformadora em diversos contextos educacionais da sociedade contemporânea.
No Curso Técnico também serão realizados encontros em formato de seminário para estimular a participação dos estudantes na exposição e discussão crítica de conteúdos.
Devido à curta duração do Curso Técnico e ao objetivo de formação profissional de músico e educador musical, pressupõe-se que o estudante ingressante já tenha conhecimentos básicos sobre os conceitos tradicionais de história da música, familiaridade com a escuta musical de diferentes períodos e conhecimento de suas características musicais básicas. Portanto, é necessária uma avaliação escrita para admissão no Curso Técnico, baseada na “Bibliografia básica”, que se encontra no fim desta ementa.

CURSO DE HISTÓRIA DA MÚSICA – Módulos I e II

Objetivo Geral
Módulos I e II
Apresentar conhecimentos específicos da História da Música a partir dos diálogos contemporâneos sobre historiografia, filosofia e arte, com ênfase às obras compostas até o início do século XX.

Módulo I

Objetivos Específicos
-Dialogar com os estudantes a música do presente;
-Estimular a reflexão sobra as experiências e memórias musicais individuais;
-Primeiros diálogos sobre som, música, cultura, memória e experiência musical, arte, poesia;
-Primeiros diálogos sobre História, historiografia, a construção da história;
-Apresentar os “conceitos históricos”; Dialogar a relação entre os conceitos/períodos históricos, a continuidade, a tradição, a ruptura, o novo (a quebra de paradigmas e a transformação);
-Dialogar as “propriedades da música”;
-Escutar e discutir as características da “música medieval: circa ano 800 da era comum” até “música renascentista: circa ano 1600 da era comum”.
-Refletir com os estudantes modos de estudar e expor o conhecimento histórico da música sem se distanciar do fazer musical;

Conteúdo Programático

-Apresentação dos “conceitos históricos” para contar a história da música da Europa e das Américas (Antiguidade Clássica – Idade Média na Europa – Renascimento – Barroco – Clássico – Romântico – Século XX e XXI);
-Escuta e discussão sobre repertório variado, de reconstituições da música grega ao século XX;
-Apresentação de documentários sobre a música hoje;
-Apresentação das “propriedades da música”: ritmo, timbre, melodia, harmonia, forma, textura (monodia, homofonia e polifonia);
-A “linha do tempo”: a história geral e história da música; 
-A situação da música no fim da antiguidade; Canto litúrgico e secular na Idade Média;
- Polifonia e música do século XIII; Música francesa e italiana do século XIV;
- Da Idade Média ao Renascimento: música inglesa e do ducado da Borgonha no século XV; Renascimento: de Ockeghem a Josquin;
-Novas correntes no século XVI; Música sacra no “Renascimento tardio”;

Transição de Módulo
Para a transição de módulo será considerada principalmente a frequência do estudante nos encontros (máximo 3 faltas sem justificativa) e a participação do estudante durante as questões dialogadas.  No fim do semestre, uma(s) atividade(s) serão destinadas ao processo avaliativo formal.

Módulo II

Objetivos Específicos
-Dialogar com os estudantes a música do presente;
-Estimular a reflexão sobra as experiências e memórias musicais individuais;
-Dialogar a relação entre os conceitos/períodos históricos, a continuidade, a tradição, a ruptura, o novo (a quebra de paradigmas e a transformação);
-Dialogar as “propriedades da música”;
-Escutar e discutir as características da “música renascentista: circa ano 1600 da era comum” até “música do início do século XX ”;
-Refletir com os estudantes o conhecimento histórico, a arte, a música e como este conhecimento pode ser apresentado nas escolas e em outros contextos educacionais;
-Refletir com os estudantes modos de estudar e expor o conhecimento histórico da música sem se distanciar do fazer musical;

Conteúdo Programático
-Apresentação de documentários, concertos, encontros musicais de diferentes culturas; Escuta e discussão sobre repertório variado, de reconstituições da música grega ao século XX;
-Música do primeiro período barroco; Ópera e música vocal na segunda metade do século XVI;
-Música instrumental no “Barroco tardio”; A primeira metade do século XVIII;
-Origens do estilo clássico: a sonata, a sinfonia e a ópera do século XVIII;
-Segunda metade do Séc. XVIII: Joseph Haydn e W.A. Mozart;
-Classicismo e Romantismo: música na época da Revolução Francesa;
-O Século XIX: romantismo; música instrumental vocal;
-Música nas colônias e ex-colônias europeias nas Américas;
-Ruptura do sistema tonal: nascimento do sistema dodecafônico;

Transição de Módulo
Para a transição de módulo será considerada principalmente a frequência do estudante nos encontros (máximo 3 faltas sem justificativa) e a participação do estudante durante as questões dialogadas.  No fim do semestre, uma(s) atividade(s) serão destinadas ao processo avaliativo formal.


CURSO DE HISTÓRIA DA MÚSICA – Módulos III e IV

Objetivo Geral
 Módulos III e IV
 Estimular o diálogo sobre a música do século XX e XXI em diversas culturas, suas conexões com o passado, suas transformações e as músicas da contemporaneidade.

Módulo III

Objetivos Específicos
-Escutar e discutir música de períodos, contextos sociais e culturas diversas;
-Discutir a relação com a música do passado, antes e depois da gravação;
-Dialogar sobre a reconstrução da música do passado: grupos de “música antiga”, “instrumentos de época”, o conhecimento histórico como ferramenta na (re)interpretação;
-Dialogar sobre as transformações da música nos últimos 100 anos; o impacto das novas tecnologias de comunicação global na criação artística, na expressão individual e coletiva;
-Refletir a música como um fenômeno de transformação social; arte e as transformações do pensamento ao longo do século XX e XXI; Onde estão as musas hoje?
-Refletir com os estudantes modos de estudar e expor o conhecimento histórico da música sem se distanciar do fazer musical;
-Desenvolver junto aos estudantes maneiras de apresentar a música de diferentes épocas e culturas em contextos educacionais, como escolas regulares, escolas de música, grupos de prática musical diversa, contextos educacionais formais, não-formais e informais;
-Estimular nos estudantes, para além da escuta, a prática de música de outras épocas e prática de culturas musicais diversas;

Conteúdo Programático
-A música em diversas culturas no século XX e XXI. Os encontros estarão abertos a uma discussão ampla sobre a música dos últimos 100 anos, como por exemplo: a música na Europa, música indiana, música anglo-americana, música centro-americana, Choro, Jazz, Samba, música andina, música do extremo oriente, músicas regionalistas brasileiras, Bossa-Nova, Rock, o Rock no Brasil, as orquestras (sinfônicas e de câmara) de música do passado...
-As transformações do pensamento humano e as transformações da música;
-Diálogos sobre a música, as músicas da contemporaneidade;
-Afinal, o que tentam dizer as músicas dos grupos sociais “marginais”? Um dia elas serão também história?
-O culto ao passado: existe alguma espécie de dívida com o passado?
-O cenário da educação musical hoje: quais são os desafios do educador musical?


Transição de Módulo
Para a transição de módulo será considerada principalmente a frequência do estudante nos encontros (máximo de 3 faltas sem justificativa) e a participação do estudante durante as questões dialogadas.  No fim do semestre, um encontro será destinado ao processo avaliativo formal, elaborado com questões dissertativas orais (em formato de seminário) e escritas pertinentes ao módulo.

Módulo IV

Objetivos Específicos
-Escutar e discutir música de períodos, contextos sociais e culturas diversas;
-Dialogar sobre o impacto das novas tecnologias de comunicação global na criação artística, na expressão individual e coletiva;
-Refletir a música como um fenômeno de transformação social; arte e as transformações do pensamento ao longo do século XX e XXI;
-Dialogar sobre a função da música hoje; o(s) compositor(es), o(s) intérprete(s), o(s) públicos, o(s) consumidor(es); Onde estão as musas hoje?
-Dialogar a música na indústria cultural do século XX e XXI;
-Desenvolver junto aos estudantes maneiras de apresentar a música de diferentes épocas e culturas em contextos educacionais, como escolas regulares, escolas de música, grupos de prática musical diversa, contextos educacionais formais, não-formais e informais;
-Refletir com os estudantes modos de estudar e expor o conhecimento histórico da música sem se distanciar do fazer musical;
-Estimular nos estudantes, para além da escuta, a prática musical de música de outras épocas e prática de culturas musicais diversas;
-Dialogar com os estudantes maneiras de apresentar a música nas escolas como arte poética, de expressão e transformação individual e coletiva (dialogar possibilidades de planos de aula, atividades de ensino musical individual e em grupo);

Conteúdo Programático
-As transformações do pensamento humano e as transformações da música;
-A música da contemporaneidade;
-O futuro da música: para onde irão as musas? Isto é um problema do presente?
-O futuro da prática musical de músicas do passado;
-Existe prática musical desligada do passado? Existe algum conhecimento ou expressão humana desligada do passado?
-A música dos projetos de lei de incentivo à cultura: uma escuta historicizada sobre esta prática contemporânea;
-Música inédita “acadêmica/erudita”, música inédita “popular”;
-Música como “expressão urgente” dos indivíduos e da sociedade;
-A música na indústria cultural do século XX e XXI;
-As propostas contemporâneas para a educação musical;


Conclusão do Curso
História da Música
Para a conclusão do curso será considerada principalmente a frequência do estudante nos encontros (máximo 3 faltas sem justificativa) e a participação do estudante durante as questões dialogadas.  No fim do semestre, uma(s) atividade(s) serão destinadas ao processo avaliativo formal.


Bibliografia básica para o Curso Técnico

FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia. Rio: Paz e Terra, 1970.
HARNONCOURT, N. O Discurso dos Sons: Caminhos para uma nova compreensão musical. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor,1988.
RORTY, Richard. Uma ética laica. São Paulo: Martins Fontes, 2010.
SOUZA, Jusamara (org.). Aprender e ensinar música no cotidiano. Porto Alegre: Sulina, 2009.

Leituras sugeridas - música, história, filosofia e educação

ABRAHAMS, F. Aplicação da Pedagogia Crítica ao ensino e a aprendizagem em música. In: Revista da ABEM, n. 12, março de 2005, p. 65-72.
ALBIN, R.C. Brasil Rito e Ritmo: Das raízes da MPB à chegada do Samba. Rio de Janeiro: Aprazível, 2004.
ANDRADE, Mário de. Ensaio sobre a Música Brasileira. São Paulo: Martins, 1972.
BEINEKE, V. Políticas públicas e formação de professores: uma reflexão sobre o papel da universidade. In: Revista da ABEM. n. 10, março de 2004.p. 35-42.
BESSA, Virgínia. Um bocadinho de cada coisa: trajetória e obra de Pixinguinha. Dissertação de Mestrado. Universidade de São Paulo (USP) PPG-História Social, 2005.
BEYER, Esther; KEBACH, Patrícia (Orgs.). Pedagogia da Música: experiências de apreciação musical. Porto Alegre: Mediação, 2009.
BRAGA, Luiz Otávio Rendeiro Correa. A Invenção Da Música Popular Brasileira: de 1930 ao final do Estado Novo. Tese de Doutorado. Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) PPG-História Social, 2002.
BURKHOLDER, J. Peter; PALISCA Claude V. Norton Anthology of Western Music Volume 1 e 2 Fifth Edition. New York: Norton, 2006.
CAZES, Henrique. Choro: do Quintal ao Municipal. Rio de Janeiro: Editora 34, 1998.
CHUEKE, Zélia. Estágios de Escuta durante a Preparação e a Execução pianística na Visão de seis Pianistas de nosso Tempo. In Performance Musical e suas Interfaces, ed. Sonya Ray, 115-143. Goiânia: Vieira, 2005.
CONE, Edward T. Musical form and musical performance. New York: Norton, 1968.
COOK, Nicholas. Fazendo música juntos ou improvisação e seus outros. Per Musi, Belo Horizonte, n.16, 2007, p. 07-20
DAHLHAUS, Carl. Foundations of Music History. New York: Cambridge, 1999.
DEWEY, John. Experiência e Educação. Petrópolis, 2010.
___________. Arte como experiência. São Paulo: Martins, 2010.
FONTERRADA, M. Música, conhecimento e história: um exercício de contraponto. In: Encontro Anual da ABEM, 1, Rio de Janeiro, 1992. Anais… Rio de Janeiro: ABEM, 1992. p. 47-57.
FONTERRADA, M. De tramas e fios: Um ensaio sobre musica e educação. São Paulo: editora da UNESP, 2005.
FRANCESCHI, Humberto. A Casa Edison e seu tempo. Rio de Janeiro: Sarapuí, 2002.
GAERTNER, Leandro. A historiografia como ferramenta para contar a história da música. Revista Eletrônica de Musicologia REM, Volume XIV, UFPR, setembro 2010.
HARNONCOURT, N. O Diálogo musical. Rio de Janeiro: Zahar, 1993.
JARDIM, Gil. O Estilo antropofágico de Heitor Villa-Lobos: Bach e Stravinsky na Obra do Compositor. São Paulo: Philarmonia Brasileira, 2005.
KENYON, N.; TARUSKIN, R. Authenticity and early music. New Yok: Oxford, 1988.
KIEFER,Bruno. A modinha e o lundu. Porto Alegre: Movimento-UFRGS, 1977.
___________. Música e dança popular. Porto Alegre: Movimento-UFRGS, 1990.
LATOUR, Bruno. Jamais fomos modernos. Rio de Janeiro: Editora 34, 1994.
LINDE, Hans M. Pequeno Guia para Ornamentação da Música do Barroco. São Paulo: Ricordi, 1979.
MADURELL, François. Itinéraire d’un musicologue engagé. Journal de Recherche en Éducation Musicale, Observatoire Musical Français Université Paris-Sorbonne, Volume 5, no 2, Automne 2006, p.5-41.
MARIZ, Vasco. Heitor Villa-Lobos: Compositor Brasileiro. Brasília: Ministério da Cultura, 1977.
MATOS, C.N. O malandro no samba: de sinhô a Bezerra da Silva. In Notas Musicais Cariocas, ed. J.B.M.Vargem, 35-62. Petrópolis: Vozes, 1986.
MEIRA, Marly; PILLOTTO, Silvia.  Arte, afeto e educação: a sensibilidade na ação pedagógica. Porto Alegre: Mediação, 2010.
NIETZSCHE, Friedrich. O nascimento da tragédia. São Paulo: Editora Escala, 2007.
PENNA, Maura. Música(s) e seu ensino. Porto Alegre: Sulina, 2008.
QUANTZ, Johann .J. On Playing the Flute. New York: Schirmer, 1985.
RATNER, Leonard. Classic music – expression, form and style. New York: Schirmer Books, 1980.
REIS, José Carlos. Historicismo, Modernidade, Temporalidade e Verdade. Rio de Janeiro: FGV, 2003.
RINK, John, ed. Musical Performance: a  Guide to Understanding. Cambridge: CUP, 2002.
RORTY, Richard. Contingência, Ironia e Solidariedade. São Paulo: Martins, 2007.
ROSEN, Charles. The classical style. New York: Norton, 1998.
SANTOS, Fabio Saito dos. Estamos Aí: Um estudo das influênciasdo Jazz na Bossa-Nova. Dissertação de Mestrado. Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Departamento de Música do Instituto de Artes,  2006.
VEYNE, Paul. Quando nosso mundo se tornou cristão (312-394), Civilização Brasileira, 2010.
VEILHAN, J.C. The Rules of Musical Interpretation in the Baroque Era. Paris: Alphonse Leduc, 1979.
VIRET, Jacques, ed. Entre Sujet et Objet: l’Herméneutique musicale comme Méthodologie de l’Écoute.  In Approche Herméneutique de la Musique, 283-296. Strasbourg: Presses de l’Université, 2001.
WEBSTER, James. The eighteenth century as a music-historical period? Eighteenth-Century Music 1/1, 47-60: Cambridge University Press, 2004.


Também são sugeridas as Revistas Especializadas em Música como:

-Revista Música Hodie http://www.musicahodie.mus.br/
-Revista Eletrônica de Musicologia http://www.rem.ufpr.br/
-Revista do Conservatório de Música UFPel http://www.ufpel.edu.br/conservatorio/revista/index.html



*O curso técnico ainda aguarda implantação.




conservatório musical maestro paulino 
 ponta grossa - pr 

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