Objetivo Geral do Curso:
Escutar e
dialogar com os estudantes a música de diferentes períodos e de diferentes
culturas da história da humanidade, da pré-história à contemporaneidade.
Objetivos Específicos do Curso:
Dialogar com
os estudantes a escuta musical, nossos saberes, nossa memória sonora e musical,
nosso contexto histórico e cultural. Dialogar com os estudantes nosso presente
histórico e o nosso olhar para outros momentos da história como uma construção
em transformação (a História e a historiografia). Contextualizar
os eventos da história da música na história geral. Apresentar os principais
períodos (conceitos históricos), estilos e compositores do cânone clássico da
história da música e estimular a pesquisa de novas possibilidades de construção
histórica. Dialogar a relação entre os períodos históricos, a continuidade, a
tradição, a ruptura, o novo.
Procedimentos
Metodológicos
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Os
encontros serão semanais, com momentos de escuta musical, apresentação de
conteúdo, debate e mediação de conhecimentos entre estudantes e professor. Os
conteúdos serão apresentados com auxílio de mídias diversas além de eventuais
participações de músicos convidados. A participação dos estudantes através de
debates, questionamentos e outras contribuições durante os encontros será
fundamental para a troca e construção de conhecimentos.
Devido
à longa duração do Curso Básico, vários encontros serão destinados à escuta
musical seguida de apreciação e discussão histórico-musicológica de seu
conteúdo, contexto e seus efeitos nos ouvidos presentes.
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CURSO
DE HISTÓRIA DA MÚSICA – Módulos I e II
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Objetivo
Geral
Módulos
I e II
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Apresentar conhecimentos específicos da História
da Música a partir dos diálogos contemporâneos sobre historiografia,
filosofia e arte, com ênfase às obras compostas até o início do século XX.
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Módulo I
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Objetivos
Específicos
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-Dialogar
com os estudantes a música do presente;
-Estimular
a reflexão sobra as experiências e memórias musicais individuais;
-Primeiros
diálogos sobre som, música, cultura, memória e experiência musical, arte,
poesia;
-Primeiros
diálogos sobre História, historiografia, a construção da história;
-Apresentar
os “conceitos históricos”; Dialogar a relação entre os conceitos/períodos
históricos, a continuidade, a tradição, a ruptura, o novo (a quebra de
paradigmas e a transformação);
-Dialogar
as “propriedades da música”;
-Escutar
e discutir as características da “música
medieval: circa ano 800 da era
comum” até “música renascentista:
circa ano 1600 da era comum”.
-Refletir com
os estudantes modos de estudar história da música sem se distanciar do fazer
musical;
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Conteúdo
Programático
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-Apresentação dos “conceitos
históricos” para contar a história da música da Europa e das Américas
(Antiguidade Clássica – Idade Média na Europa – Renascimento – Barroco –
Clássico – Romântico – Século XX e XXI);
-Escuta e discussão sobre repertório
variado, de reconstituições da música grega ao século XX;
-Apresentação de documentários sobre a
música hoje;
-Apresentação das “propriedades da
música”: ritmo, timbre, melodia, harmonia, forma, textura (monodia, homofonia
e polifonia);
-A “linha do tempo”: a história geral
e história da música;
-A situação da
música no fim da antiguidade;
-Canto
litúrgico e secular na Idade Média;
- Polifonia e
música do século XIII;
- Música
francesa e italiana do século XIV;
- Da Idade Média ao Renascimento: música inglesa e do ducado da Borgonha no século XV;
-Renascimento: de Ockeghem a Josquin;
-Novas correntes no século XVI; Música sacra
no “Renascimento tardio”;
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Transição
de Módulo
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Para a transição de módulo será considerada
principalmente a frequência do estudante nos encontros (máximo de 6 faltas
sem justificativa) e a participação do estudante durante as questões
dialogadas. No fim de cada semestre,
uma(s) atividade(s) serão destinadas ao processo avaliativo formal.
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Módulo II
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Objetivos
Específicos
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-Dialogar
com os estudantes a música do presente;
-Estimular
a reflexão sobra as experiências e memórias musicais individuais;
-Dialogar
a relação entre os conceitos/períodos históricos, a continuidade, a tradição,
a ruptura, o novo (a quebra de paradigmas e a transformação);
-Dialogar
as “propriedades da música”;
-Escutar
e discutir as características da “música
renascentista: circa ano 1600 da
era comum” até “música do início do
século XX ”;
-Relacionar
as características musicais das novas escutas com o passado;
-Refletir com
os estudantes modos de estudar história da música sem se distanciar do fazer
musical;
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Conteúdo
Programático
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-Apresentação de documentários,
concertos, encontros musicais de diferentes culturas;
-Escuta e discussão sobre repertório
variado, de reconstituições da música grega ao século XX;
-Música do primeiro período barroco;
-Ópera e música vocal na segunda metade do século XVI;
-Música instrumental no “Barroco tardio”;
-A primeira metade do século XVIII;
-Origens do estilo clássico: a sonata, a sinfonia e a ópera do século
XVIII;
-Segunda metade do Séc. XVIII: Joseph
Haydn e W.A. Mozart;
-Classicismo e Romantismo: música na
época da Revolução Francesa;
-O Século XIX: romantismo; música
instrumental vocal;
-Música nas colônias e ex-colônias europeias nas Américas;
-Ruptura do sistema
tonal: nascimento do sistema dodecafônico;
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Transição
de Módulo
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Para a transição de módulo será considerada principalmente a frequência do estudante nos encontros (máximo de 6 faltas sem justificativa) e a participação do estudante durante as questões dialogadas. No fim de cada semestre, uma(s) atividade(s) serão destinadas ao processo avaliativo formal.
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CURSO
DE HISTÓRIA DA MÚSICA – Módulos III e IV
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Objetivo Geral
Módulos III e IV
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Estimular
o diálogo sobre a música do século XX e XXI em diversas culturas, suas
conexões com o passado, suas transformações e as músicas da contemporaneidade.
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Módulo III
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Objetivos
Específicos
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-Escutar
e discutir música de períodos, contextos sociais e culturas diversas;
-Discutir
a relação com a música do passado, antes e depois da gravação;
-Dialogar
sobre a reconstrução da música do passado: grupos de “música antiga”,
“instrumentos de época”, o conhecimento histórico como ferramenta na
(re)interpretação;
-Dialogar
sobre as transformações da música nos últimos 100 anos; o impacto das novas
tecnologias de comunicação global na criação artística, na expressão
individual e coletiva;
-Refletir
a música como um fenômeno de transformação social; arte e as transformações
do pensamento ao longo do século XX e XXI; Onde estão as musas hoje?
-Refletir
com os estudantes modos de estudar história da música sem se distanciar do
fazer musical;
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Conteúdo
Programático
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-A
música em diversas culturas no século XX e XXI. Os encontros estarão abertos
a uma discussão ampla sobre a música dos últimos 100 anos, como por exemplo:
a música na Europa, música indiana, música anglo-americana, música
centro-americana, Choro, Jazz, Samba, música andina, música do extremo
oriente, músicas regionalistas brasileiras, Bossa-Nova, Rock, o Rock no
Brasil, as orquestras (sinfônicas e de câmara) de música do passado...
-As
transformações do pensamento humano e as transformações da música;
-Diálogos
sobre a música, as músicas da contemporaneidade;
-Afinal,
o que tentam dizer as músicas dos grupos sociais “marginais”? Um dia elas
serão também história?
-O
culto ao passado: existe alguma espécie de dívida com o passado?
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Transição
de Módulo
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Para a transição de módulo será considerada principalmente a frequência do estudante nos encontros (máximo de 6 faltas sem justificativa) e a participação do estudante durante as questões dialogadas. No fim de cada semestre, uma(s) atividade(s) serão destinadas ao processo avaliativo formal.
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Módulo IV
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Objetivos
Específicos
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-Escutar
e discutir música de períodos, contextos sociais e culturas diversas;
-Dialogar
sobre o impacto das novas tecnologias de comunicação global na criação
artística, na expressão individual e coletiva;
-Refletir
a música como um fenômeno de transformação social; arte e as transformações
do pensamento ao longo do século XX e XXI;
-Onde estão as
musas hoje?
-Dialogar
sobre a função da música hoje; o(s) compositor(es), o(s) intérprete(s), o(s)
públicos, o(s) consumidor(es);
-Dialogar
a música na indústria cultural do século XX e XXI;
-Refletir
com os estudantes modos de estudar história da música sem se distanciar do
fazer musical;
-Estimular
nos estudantes, para além da escuta, a prática musical de música de
outras épocas e prática de culturas musicais diversas;
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Conteúdo
Programático
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-As
transformações do pensamento humano e as transformações da música;
-A
música da contemporaneidade;
-O
futuro da música: para onde irão as musas?
-O
futuro da prática musical de músicas do passado;
-Existe
prática musical desligada do passado? Existe algum conhecimento ou expressão
humana desligada do passado?
-A
música dos projetos de lei de incentivo à cultura: uma escuta historicizada
sobre esta prática contemporânea;
-Música
inédita “acadêmica/erudita”, música inédita “popular”;
-Música
como “expressão urgente”;
-A
música na indústria cultural do século XX e XXI;
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Conclusão do
Curso
História da
Música
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Para a conclusão do curso será considerada principalmente a frequência do estudante nos encontros (máximo de 6 faltas sem justificativa) e a participação do estudante durante as questões dialogadas. No fim de cada semestre, uma(s) atividade(s) serão destinadas ao processo avaliativo formal.
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Leituras
sugeridas - música, história, filosofia e educação
ALBIN, R.C. Brasil Rito e Ritmo: Das raízes da MPB à chegada do Samba. Rio de
Janeiro: Aprazível, 2004.
BESSA,
Virgínia. Um bocadinho de cada coisa:
trajetória e obra de Pixinguinha. Dissertação de Mestrado. Universidade de
São Paulo (USP) PPG-História Social, 2005.
BRAGA,
Luiz Otávio Rendeiro Correa. A Invenção Da Música Popular Brasileira: de
1930 ao final do Estado Novo. Tese de Doutorado. Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
PPG-História Social, 2002.
BURKHOLDER, J. Peter; PALISCA Claude V. Norton
Anthology of Western Music Volume 1 e 2 Fifth Edition. New York:
Norton, 2006.
CAZES,
Henrique. Choro: do Quintal ao Municipal. Rio de Janeiro : Editora 34, 1998.
CHUEKE,
Zélia. Estágios de Escuta durante a
Preparação e a Execução pianística na Visão de seis Pianistas de nosso Tempo.
In Performance Musical e suas Interfaces, ed. Sonya Ray,
115-143. Goiânia: Vieira, 2005.
CONE, Edward T. Musical
form and musical performance. New
York : Norton, 1968.
DAHLHAUS, Carl. Foundations
of Music History. New York : Cambridge , 1999.
DEWEY, John. Experiência e
Educação. Petrópolis, 2010.
___________. Arte como
experiência. São Paulo: Martins, 2010.
FRANCESCHI, Humberto. A Casa Edison e seu tempo. Rio de
Janeiro: Sarapuí, 2002.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia. Rio: Paz e Terra, 1970.
GAERTNER, Leandro. A historiografia como ferramenta para contar a história da música.
Revista Eletrônica de Musicologia REM, Volume XIV, UFPR, setembro 2010.
HARNONCOURT,
N. O Discurso dos Sons: Caminhos para uma
nova compreensão musical. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor,1988.
___________.
O Diálogo musical. Rio de Jane iro: Zahar, 1993.
JARDIM,
Gil. O Estilo antropofágico de Heitor
Villa-Lobos: Bach e Stravinsky na Obra do Compositor. São Paulo: Philarmonia Brasileira,
2005.
KENYON, N.; TARUSKIN, R. Authenticity and early music. New Yok: Oxford, 1988.
___________.
A modinha e o lundu. Porto
Alegre: Movimento-UFRGS, 1977.
___________.
Música e dança popular. Porto
Alegre: Movimento-UFRGS, 1990.
LATOUR,
Bruno. Jamais fomos modernos. Rio de
Janeiro: Editora 34, 1994.
LINDE,
Hans M. Pequeno Guia para Ornamentação da
Música do Barroco. São Paulo: Ricordi, 1979.
MADURELL, François. Itinéraire d’un musicologue engagé. Journal de Recherche en
Éducation Musicale, Observatoire Musical Français Université Paris-Sorbonne,
Volume 5, no 2, Automne 2006, p.5-41.
MARIZ,
Vasco. Heitor Villa-Lobos: Compositor Brasileiro. Brasília: Ministério
da Cultura, 1977.
MATOS,
C.N. O malandro no samba: de sinhô a
Bezerra da Silva. In Notas Musicais Cariocas, ed. J.B.M.Vargem,
35-62. Petrópolis: Vozes, 1986.
NIETZSCHE, Friedrich. O nascimento da tragédia. São
Paulo : Editora Escala, 2007.
QUANTZ, Johann .J. On
Playing the Flute. New York :
Schirmer, 1985.
RATNER, Leonard. Classic
music – expression, form and style. New York: Schirmer Books, 1980.
REIS,
José Carlos. Historicismo, Modernidade,
Temporalidade e Verdade. Rio de Jane iro : FGV, 2003.
RORTY, Richard. Contingência,
Ironia e Solidariedade. São Paulo :
Martins, 2007.
___________. Uma ética laica. São Paulo: Martins
Fontes, 2010.
ROSEN, Charles. The
classical style. New York :
Norton, 1998.
SANTOS, Fabio Saito
dos. Estamos Aí: Um
estudo das influênciasdo Jazz na Bossa-Nova. Dissertação de
Mestrado. Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Departamento de Música
do Instituto de Artes, 2006.
SOUZA, Jusamara (org.). Aprender e
ensinar música no cotidiano. Porto Alegre: Sulina, 2009.
STRAVINSKY, Igor; HORTA, Luiz Paulo. Poética
musical em 6 lições. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1996.
VEYNE,
Paul. Quando nosso mundo se
tornou cristão (312-394), Civilização Brasileira, 2010.
VEILHAN, J.C. The
Rules of Musical Interpretation in the Baroque Era. Paris : Alphonse Leduc, 1979.
WEBSTER, James. The
eighteenth century as a music-historical period? Eighteenth-Century Music
1/1, 47-60: Cambridge
University Press, 2004.
Também são sugeridas as Revistas
Especializadas em Música como:
-Revista Música
Hodie http://www.musicahodie.mus.br/
-Revista Opus http://www.anppom.com.br/opus/
-Revista Per
Musi http://www.musica.ufmg.br/permusi/
-Revista
Eletrônica de Musicologia http://www.rem.ufpr.br/
-Revista Ictus http://www.ictus.ufba.br/index.php/ictus
-Revista Em Pauta
http://www6.ufrgs.br/ppgmusica/empauta/index.htm
-Revista do
Conservatório de Música UFPel http://www.ufpel.edu.br/conservatorio/revista/index.html
-Revista da ABEM
http://www.abemeducacaomusical.org.br/revistas.html
conservatório musical maestro paulino
ponta grossa - pr
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